Receber e-mails e ver filmes através do celular, telas de tv sensíveis ao toque... Tudo isso é possível por causa de um processo de constituição de uma nova mídia. Esse desenvolvimento de produtos e serviços entre empresas de diferentes setores de comunicação e entretenimento chama-se Convergência Midiática.
E um dos grandes candidatos a rei da convergência possui apenas alguns centimetros e cores diversas. Com o celular pode-se enviar mensagem de texto, filmar, jogar, tirar e enviar fotos, ter GPS. Ele é interatividade, serviços e notícias em um único aparelho. Hoje, é quase impossível viver sem o celular. E ao falar de celular X convergência surge a pergunta: ele influenciaria o meio jornalístico? já utilizado intensamente na programação das emissoras de rádio, ele também fará parte do webjornalismo e do telejornalismo? Siiimmm.... Ele já está presente nesse meio e um exemplo é o caso do acidente dos trens na Baixada Fluminense onde um vídeo feito por um dos passageiros foi enviado à Globo: htt://g1.globo.com/noticias/Rio/0,,MUL97093-5606,00.html
Mas essa parte da telefonia ainda é pouco explorada aqui no Brasil. Tudo isso devido ao preço elevado dos aparelhos e à disputa dos outros media por espaço. A convergência midiática transformaria o setor em grande produtor de lucros e teme-se que somente alguns grupos serão privilegiados com a interligação dos meios.
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