quarta-feira, 11 de junho de 2008

Basta um computador, uma banda larga para melhorar e... Plim!

Tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os internautas colaborem para a organização do conteúdo. Esse é o objetivo da chamada “segunda geração da internet”. Essa troca de informações e colaboração com sites e serviços virtuais intitula-se web 2.0. Um grande exemplo deste novo conceito de internet é o wikipedia.
O número de sites e serviços que exploram esta tendência vêm crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. E não é à toa que o norte-americano Vinton Cerf, então vice-presidente da Google prevê a explosão de serviços on-line baseados nos conceitos de web 2.0. Para ele, deve-se reforçar a necessidade da inovação para que empresas consigam "formatar" modelos de negócio tirando melhor proveito da tecnologia. Como casos de sucesso, ele cita o iTunes (loja virtual da Apple que fornece conteúdo para o toca-MP3 iPod) e também a Netflix (locadora de DVDs em que os filmes escolhidos via internet são enviados pelo correio).
E alguém ainda se espanta com essa previsão? Aos desavisados, tenho algo a dizer: Os serviços disponibilizados via internet já “inflamam” o Brasil. Basta comentar o caso do Supermercado Pão de Açúcar. Onde o cliente (que odeia ficar entre aquelas infindáveis gôndolas, escolhendo aqueles infindáveis tipos de macarrão instantâneo) escolhendo aqueles infinda dosprodutos da sua lista de supermercados e esperar em casa a chegada dos pode escolher os produtos da sua lista de supermercados e esperar em casa. É o chamado Pão de Açúcar Delivery!
Então, tá faltando tomate e leite em casa? Ah, mas você está na padaria? Bom, se lá tiver computador está tudo resolvido... Click no site do grupo e pronto!
Imagina se disponibilizam estes serviços para o zoológico:
- Hoje eu queria muito ver uma girafa...
Basta um computador, uma banda larga para melhorar e... Plim!
- Olha a girafa no meu quintal... Putz! Que sem graça, achava que ela fosse maior...

Glossário da Web 2.0
Blogs: De baixo custo para publicação na web disponível para milhões de usuários, os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente.
Copyleft: é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de cópia".
P2P, Peer-to-Peer (do inglês: Par-a-Par): rede linear, rede distribuída ou rede não hierárquica é uma topologia de redes caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada terminal realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.
Software de fonte Aberta: softwares cujo código fonte está disponível para o público e que não possuem restrições que limitem seu uso, distribuição ou redistribuição. É geralmente protegido por direitos autorais, e sua licença deve conter restrições com o objetivo de preservar seu status de fonte aberta.

Sites:
http://www.paodeacucar.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml

Nenhum comentário: