sexta-feira, 6 de junho de 2008

A descoberta do “Gógli”

- “Eu descobri o Gógli”!!
- O quê?
- aquele pograma que nóis usa no computador...
Imagine o que passou pela minha cabeça ao ter essa conversa com a babá da minha filha! Ao voltar a estudar, Jocélia Santos resolveu também fazer um curso de computação. Aos 21 anos, Celinha – como diz minha filha - descobriu que na internet ela pode estudar, pode conversar com os amigos, assistir filmes e ver os capítulos da novela dos mutantes (é a "Caminhos do Coração da Record). Ao “fuçar” o site de buscas, ela se encantou com a quantidade de textos e fotos disponíveis na web, e ainda se assustou com o comentário de que ali, encontravam-se muitos milhares de textos e fotos.
Lembro da minha primeira vez... Quando descobri o Google foi algo sensacional! E ainda hoje pasmo ao ver todas as ferramentas e as facilidades de busca de arquivos. Imagine ainda o meu espanto ao descobrir que não são apenas alguns milhares dessas páginas, mas sim cerca de 1,3 bilhão delas e ainda saber que o Google responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.
Sabe-se que o espaço “paralelo” chamado internet é algo grande, mas nunca se imagina, ou nunca se têm essa noção de enormidade há não ser se confrontados com números palpáveis como esses.
Criado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin essa opção de busca conquista cada vez mais adeptos e a Célia foi mais uma deles.

Por que resolveu começar um curso de computação?
Por que a gente tem que aprender cada vez mais. Ficar mais esperto e tá sempre buscando coisa melhor pra nossa vida.

Qual a primeira coisa que você fez nessas aulas?
Eu aprendi a ligar e desligar o computador! Hihihi. Eu nunca tinha pegue num... Não sabia nem pra onde ia.

Aqui em casa sempre teve computador. Por que nunca pediu pra usar?
Por que eu tinha medo de quebrá. Sei lá. Não queria chegar nem pertu.

E o que você tem aprendido nessas aulas?
Um mon (monte) de coisa. Aprendi a usar aquele negocinho (o MSN!) pra conversar com meus colega – só não tenho corage de namorar sem ver a pessoa que nem o povo faz - , aprendi a usar o computador pra escrever meus trabalho e nessa última aula aprendi sobre esse tal de Gógli.

Como descobriu o Google?
O homi lá que ensina mostrou pra gente essa semana. Eu achei o máxim, por que agora fica mais fáci fazer os dever que meu professor passa lá no colégio.

O que você pesquisou no Google?
Eu tava procurando alguma coisa sobre o Aviões do Forró. É por que o professor tinha pidido pra nóis tentar achar alguma coisa sobre nossos artistas perferidos e depois emprimer tudim. Antes eu não sabia o que era emprimer, mas aí o professor falou e agora sei que é como uma xérica(xérox)!

E assim foi a conversa-entrevista que tivemos. E foi assim, com esse deslumbramento dela pelo computador que notei como ele, e a net hoje estão intrinsecamente ligados às nossas atividades diárias e que sem isso (e de ferramentas como o Google) nossos trabalhos da faculdade não seriam os mesmo!

Nenhum comentário: